Mudança de rumo
![](https://static.wixstatic.com/media/b6e16a_f966b3ca3ba24cce8a2727da8dd9f436~mv2.jpg/v1/fill/w_966,h_1288,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/b6e16a_f966b3ca3ba24cce8a2727da8dd9f436~mv2.jpg)
26 de outubro de 2016
Última posição: 45º09,8’ N, 007º12,4’ W. Já estamos no Oceano Atlântico, Golfo da Biscaia, a Oeste de França.
Nos primeiros dois dias a navegar tínhamos turnos de 3 horas, um grupo de mais ou menos oito alunos, dois professores e um stuurman [profissional responsável pela navegação]. Estive no turno das 10 (pm e am) à 1 (am e pm).
No dia 23 de outubro passámos a ter turnos de 4 horas, com mais algumas pessoas por turno. Tenho agora turno com onze outros sassers, duas professoras e o Ismael, stuurman. Turno das 9 (pm e am) à 1 (am e pm).
Como seria de esperar, uma vez que estou a viver num barco e a ter oito horas por dia de turno, a minha rotina diária mudou completamente de rumo!
Por volta das 08:40, todas as manhãs, um sasser do turno antes do meu vem acordar-me. Ouço no quarto “Wakker worden! Wacht begint over 20 minuten!”
Tomamos o pequeno-almoço rapidamente e às 9 horas estamos no deck, perto do leme, prontos a começar o novo turno. Os sassers do turno anterior dizem-nos qual é o rumo que estamos a seguir e resumem brevemente as últimas quatro horas de navegação.
A partir daí o novo turno assume funções. Durante as quatro horas de turno, nós, alunos, somos responsáveis pelas manobras a bordo, por manter os cabos em ordem no deck e pela limpeza, no caso do meu turno, das casas de banho.
Tenho aprendido imenso sobre navegação, nomeadamente rotas percorridas, em função das correntes e vento, no Atlântico, mas também sobre a vida a bordo de um veleiro.
Tem sido fantástico! Apesar do frio, que diariamente vai diminuindo, os dias são maravilhosos e as noites estreladas.
Temos feito unicamente dias de turno mas começamos amanhã os dias de escola. Cada turno será dividido em dois e alternadamente, dia sim, dia não, cada metade do turno, terá dia de escola. Amanhã começamos. Estou entusiasmada! Nos primeiros tempos, supostamente até chegarmos a Tenerife, todos os alunos vão desenvolver, com a ajuda dos nossos mentores [cada um dos quatro professores desenvolve funções de mentor de oito alunos, acompanhando-os pedagogicamente], uma planificação para os seis meses procurando, assim, organizar o nosso tempo de estudo.
Para além da navegação e dos dias de escola, todos os dias, um grupo de três pessoas, uma pessoa de cada turno, tem turno de cozinha, keukendienst. Ontem foi a minha vez, com a Ellen e a Giulia, sassers brasileira e alemã respetivamente!
Enquanto lavava uma centena de pratos – literalmente – vi golfinhos pela vigia da cozinha!!! Aí está uma frase que nunca imaginei dizer ou escrever. Estavam mesmo à minha frente, a acompanhar o movimento do barco. Foi verdadeiramente extraordinário!
Em principio vamos chegar a Tenerife mais cedo do que o previsto. O vento tem estado favorável e a previsão é chegarmos em 7 a 9 dias!
Mimi at Sea