top of page

Dia 159/183


Regina Maris, 18 de março de 2017

Ontem à noite tive o meu primeiro watch como stuurvrouw [responsável pela navegação]. No início, 2 minutos depois de começar, o Sam chamou-me ao stuurhut [cabine de navegação] e disse-me que tinha que ser muito rigorosa com o rumo. E fui – a primeira hora foi muito stressante.

O watch antes do nosso tinha navegado demasiado tempo a 70 graus, o que nos tinha levado demasiado para norte. A imagem no ecrã era a seguinte:

Sendo a linha azul o rumo ideal e pretendido, passámos as primeiras três horas de watch a aproximarmo-nos do rumo planeado em direção ao Faial de acordo com o vento que esperávamos receber nos dias que se aproximavam.

Hoje, dia 18 de marco, acordaram-me às 8:30. Tinha dormido relativamente pouco. Quando acordei fiquei com saudades da minha cama mas, entusiasmadíssima, subi. Subi e estávamos no mar dos Açores! Um mar acinzentado, vagas com períodos longos, mas com ondinhas mais pequenas que constroem a maior. A luz semi longe mas perto em simultâneo. Nuvens cinzentas claras mas o céu meio azul a contribuir para a imagem mental de que no horizonte vamos, a qualquer momento, ver o Faial, Pico ou São Jorge.

Apareceram águas vivas e no fim do turno baleias. É mesmo o mar dos Açores!

O turno foi ótimo! O grupo é incrível. Toda a gente trabalhou imenso e com vontade de fazer. Mas voltando ao início das 4 horas... A Grootzeil e a Fok [velas do navio] estavam içadas, pelo grupo de watch anterior (5-9). O rumo era entre 75 e 80 graus, continuávamos no mapa acima do rumo que nos conduzia ao Faial.

Cheguei lá 15 minutos antes do watch começar e foi chegando o meu grupo. Marit, Koen, Lika, Carolina e Ken. Tomámos o pequeno almoço – tortilhas, ovo e torrada, especial pelo scheepsovername [atividade em que os alunos assumem todas as funções a bordo durante um determinado período].

O vento foi crescendo aos bocadinhos, de NE/E, mais ou menos 35 graus relativamente a nós. Icámos a Binnenkluiver. A Fok estava bem e pareceu-me que havia vento suficiente. Foi a minha primeira decisão como stuurvrouw e foi uma sensação incrível!

Içámos a Binnenkluiver e por volta das 10:00, uma hora depois do watch começar, quando preenchíamos o primeiro logbook [livro de registo dos dados de navegação], o vento caiu completamente. As velas estavam todas a bater e independentemente do rumo, nada funcionava. Acabámos por baixar a Grootzeil e a Binnenkluiver...

No fim do watch, o Joost perguntou-me “Are we almost there?”. Respondi “Yes!”, ”Tonight?”, “No.”.

Estou a contar as horas para vermos o Pico e para chegarmos ao Faial!

Quando não estou em watch, apetece-me ir ao leme de 5 em 5 minutos e perguntar: “Are we there yet?”

P.S.: Está frio e ontem à noite tivemos golfinhos e algas fluorescentes, o que resultou em golfinhos fluorescentes.”

Mimi at Sea


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page