Hammocks, crackers e tecidos
![](https://static.wixstatic.com/media/b6e16a_08ede0d48111421289618e2f1552c387~mv2.jpg/v1/fill/w_480,h_640,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/b6e16a_08ede0d48111421289618e2f1552c387~mv2.jpg)
7 de janeiro de 2017
Aproximaram-se de manhã uns quatro ou cinco barcos, de 4 a 5 metros, a remos. Lá dentro vinham essencialmente mulheres, um ou dois homens e algumas crianças.
As mulheres vestiam saias, vestidos e camisolas fantásticas. Tecidos coloridos, a maior parte bicolores. Sem padrões, com padrões, com todas as formas e mais algumas. Tinham enormes pulseiras que ocupavam quase completamente os antebraços e um palmo ou dois acima dos tornozelos. Brincos vários, no nariz e orelhas, quase todos de ouro.
Isto foi o que vi de imediato, mas olhando mais uns segundos aquela nova e diferente presença a bordo acrescento à descrição a alegria, simpatia e simplicidade que transpiravam – mulheres, homens e crianças.
Os pequenos barcos traziam grandes potes e sacos, que rapidamente se estenderam pelas mesas e bancos no deck. Em menos de dez minutos instalou-se uma colorida e extraordinária super mini feira a bordo.
Pulseiras, colares, fitas de cabelo, postais, tecidos soltos, pequenos instrumentos, tudo e mais alguma coisa. Tudo com a comum caraterística da exuberância da cor e fabrico à mão.
Durou horas. Chegaram outros barcos, vindos de várias ilhas de San Blas e um barco em particular, com três tripulantes com quem conversámos. Um colombiano e dois panamianos, de San Blas. O primeiro trazia produtos feitos na Colômbia, a maior parte hammocks [rede de descanso], que vendia aos outros dois trabalhadores panamianos.
Pelo que percebi das conversas com várias pessoas nesse dia, os tecidos, colares e pulseiras e o ouro são alguns dos mais fortes símbolos culturais da comunidade Kuna, que habita estas fantásticas ilhas panamianas de San Blas.
Foi este o primeiro grande contacto cultural com estas pessoas e com a grande diferença cultural entre nós.
A curiosidade para conhecer, perceber e viver mais este sitio e estas pessoas!
Mimi at Sea